Índice
Dificuldade ao sincronizar no G4Móvel
Dificuldade ao visualizar mapa de pedidos do cliente
Dificuldade na comunicação com a Autoridade Tributária (AT)
Devo usar WiFi ou dados móveis?
A sincronização pode ser efetuada com uso do WiFi ou dados móveis 3G/4G/5G. A sincronização apenas por WiFi só permite a sua execução localmente, ligado na mesma rede do servidor do G4, não tirando proveito das funcionalidades avançadas de comunicação à distância com o G4.

Pré-requisitos na sincronização com uso de WiFi (a) ou dados móveis (b)
  • Equipamento com WiFi ativo (a)
  • Dados móveis ativos (b)
  • Ligação à mesma rede WiFi do servidor do G4 (a)
  • Acesso à internet (b)
  • Configurações de firewall
  • Webservice instalado no servidor
  • G4 Atualizado com a versão mais recente

(a) com uso de WiFi, (b) com uso de dados móveis

Solução de problemas ao sincronizar G4Móvel
Origem do problema Solução
O WiFi está desligado? (a) Ligue à mesma rede wifi do servidor do G4.
Os dados móveis estão ativos? Tem acesso à internet? (b) Ligue os dados móveis e verifique se tem acesso à internet.
O IP do servidor do G4 mudou? (a), (b) O IP do servidor pode ter mudado ou alterou o servidor do G4 e já não tem o mesmo IP. Verifique o IP do servidor do G4, na janela de dispositivos no G4. Edite o URL corrigindo o IP na configuração de empresa do G4 Móvel. Verifique se o IP do DNS do router é igual ao IP do servidor.
O servidor está ligado numa rede privada? (a), (b) As regras da firewall podem não permitir acesso público. Altere o perfil da rede do PC para privado.
A porta de comunicação do G4Móvel está aberta? (a), (b) Verifique se a firewall do servidor do G4 está ativa e se existe a regra entrada para a porta TCP 9980.
A instância de SQL no servidor do G4 está a funcionar? (a), (b) Abra o G4 e verifique se está funcionar normalmente. Reinicie o serviço SQL ou reinicie o PC se não tiver acesso ao G4 no computador.
O IP externo mudou? (b) Verifique o IP externo do router de internet e edite o URL corrigindo o IP na configuração de empresa do G4 Móvel.
O DDNS não está atualizado? (b) Verifique o IP externo do router de internet e force a atualização manualmente do serviço de DDNS.
Trocou de router de internet? (a), (b) Verifique se a regra de encaminhamento da porta de comunicação TCP 9980 está configurada no router e se encaminha para o IP / nome / macaddress do servidor do G4.
O webservice do G4Móvel está a funcionar? (a), (b) Verifique se o XAMPP está a funcionar e configurado como serviço, para iniciar no arranque do servidor do G4.
O G4 no servidor está atualizado? (a), (b) Verifique se existe uma atualização pendente para o G4. O G4 Móvel pode ter atualizado e a sincronização necessitar de uma versão mais recente do G4. Atualize o G4 no servidor.
A firewall do antivírus está ativa? Verifique se a regra de encaminhamento da porta de comunicação TCP 9980 está configurada.

 

Passos para visualização do mapa
  • Executar G4 como administrador.
  • Selecionar menu "Opções" (primeiro menu azul).
  • Selecionar "Configurações".
  • Ativar a emulação.
  • Reiniciar o G4 como utilizador.
  • Verificar a execução do mapa.

 

Verificações em caso de dificuldade na comunicação à AT via webservice.
  • Verifique o sistema operativo do equipamento. Só são aceites ligações a partir de sistemas operativos mais recentes que suportam a norma de encriptação exigida pela AT, como o Windows 10, Windows 11 ou Windows Server 2016 ou superior, Android 7 ou superior.
  • Verificar a data, hora e o fuso horário do equipamento. A melhor opção é configurar o equipamento para atualizar a hora de forma automática. Só são aceites ligações com até 30 segundos de desfasamento.
  • Verificar se tem o G4 / G4Móvel atualizado com a última versão. Os certificados da AT são renovados periódicamente. Só são aceites ligações com o certificado atualmente em vigor.
  • Verificar as configurações de comunicação com a AT no G4. Verifique se o utilizador e a palavra passe estão corretos e se a configuração está ativa.
  • Verificar as configurações do subutilizador da AT no portal das finanças. Verifique o subutilizador e a palavra passe e se as opções pretendidas estão ativas. Deve depois colocar no G4 o mesmo subutilizador e palavra passe.