Botões
Num projecto de software a usabilidade deve ser uma preocupação constante durante todo o processo de desenvolvimento. Na observância dos seus princípios, foi dada especial relevância ao processo de interacção entre o utilizador e o produto, nomeadamente na proliferação do conjunto de comandos disponibilizados em cada ecrã, ao longo da aplicação. Com a devida salvaguarda de situações pontuais de comportamentos distintos de um mesmo botão de comando, a leitura deste texto, dará ao utilizador uma informação completa sobre o significado e a operacionalidade de cada um deles.
Por questões de optimização do espaço útil, abstivemo-nos de etiquetar alguns botões com imagens de significado evidente.
Comandos Principais

botoes1

Os botões de comando mais comuns no G4 são Filtrar, Novo, Alterar, Eliminar e Ok/Aceitar.

À excepção da operação Eliminar, todas as outras acções só se tornam efectivas após aceitação, isto é, após accionado o botão Ok/Aceitar, o que é ilustrado pelo desenho do espaço ocupado por este butão. A opção Eliminar funciona por si só: se existirem condições para eliminar o registo seleccionado, confirma o pedido de eliminação, e processa o pedido.

Durante o processamento da operação seleccionada, o botão accionado fica em evidência, permitindo, assim, uma retoma tranquila de um processo interrompido.

Filtrar

É o comando que permite seleccionar a informação que se pretende trabalhar: analisar, alterar ou eliminar.

Na pesquisa podem ser utilizados diferentes operadores, consoante o tipo do campo: o "wildcard" para campo de texto é o asterisco (*) ou percentagem (%); para os campos numéricos ou data estão disponíveis os seguintes: igual (=), maior (>), menor (<), maior ou igual (>=), menor ou igual (<=), diferente (<>) , ou (|) e entre (:).

A utilização da maior parte dos operadores é intuitiva, mas pode consultar os exemplos apresentados no capítulo referente ao menu de Manutenção.

O resultado dos elementos filtrados é apresentado após accionar o botão Ok/Aceitar.

Novo

Utilize este comando para iniciar o processo de inserção de um novo registo.

Ao accionar o botão Novo, os campos ficam aptos a receber a informação. Depois de introduzir os dados, clicar no botão Ok/Aceitar, para completar a operação.

Duplicar

Comando que permite a introdução de novos registos que, pelas suas características, não diferem grandemente de outros já existentes. Comando não disponível em todos os ecrãs.

Antes de poder duplicar um registo tem de o selecçionar. Após a introdução da nova informação, deve accionar o botão Ok/Aceitar para a validar e guardar.

Alterar

É a opção que disponibiliza os campos de informação passíveis de ser alterados. Só pode ser accionada após a selecção da informação/registo a alterar.

É importante relembrar que as alterações introduzidas só se tornam efectivas após a devida aceitação (botão Ok/Aceitar). A navegação entre registos elimina as alterações que não tenham sido guardadas.

Ok/Aceitar

É o comando que, em conjunto com os anteriores, concretiza cada uma das suas acções: apresenta a informação ou a valida e guarda.

Eliminar

A eliminação de um registo está dependente da sua efectiva utilização no conjunto de processos que constituem o sistema. Se for esse o caso, o utilizador é informado da impossibilidade de eliminação.

Se for possível proceder à eliminação do conjunto de informação, após confirmada a sua pretensão, não é possível recuperar a mesma.

Ícones e outros Comandos

botoes2

Listagem

Esta opção, accionada através do botão , dá acesso a um conjunto de funções associadas à informação disponibilizada durante a operação de filtragem.

Dependendo da actividade em que se está a trabalhar, ou a informação a listar está pré-definida pelo sistema ou é apresentado ao utilizador um conjunto de caixas de selecção que permitem restringir a informação a listar (a ausência de selecção conduz à listagem da totalidade dos campos visualizados no ecrã).

A informação assim produzida, pode ser tratada localmente: ordernar, vusializar e imprimir ou exportada para os formatos mais comuns: excel, word, htlm, xml ou txt.

Por defeito, a informação é exportada em formato excel. Se deseja exportar para outro formato, deve escolher um formato alternativo.