Conta-Corrente submenu

Descrição geral

Este ecrã permite visualizar a conta-corrente de cada entidade, permitindo a análise imediata dos débitos e créditos num determinado período de tempo. É através da opção que se efetua o tratamento dos diversos tipos de contas correntes de clientes. Através desta opção pode efetuar-se as seguintes operações:

-Liquidação de documentos total ou parcialmente;

-Impressão e emissão de documentos de liquidação;

-Consulta de extratos conta-corrente;
Conta-Corrente CLIENTES
Listagem de documentos emitidos, com possibilidade de apresentar a informação agrupada pelas opções disponíveis.
Contas-Correntes clientes
Selecção de entidade
Área onde é introduzida a identificação da entidade para a seleccionar.
Área de selecção
Contas-Correntes clientes área seleção
Campo Descrição/Actividade
Código Código da entidade a filtrar.
Nome Nome da entidade.
Tipo Deve ser seleccionada o tipo de entidade antes do filtro da mesma.
Actualizar Actualiza a lista de documento da entidade selecionada.
Pesquisa Pesquisa por número de documento ou por número de referência MB/TRB/CTT, independentemente da entidade e do tipo de entidade.
Ajuda Abre página de ajuda deste ecrã.
Consultas
Área onde consulta os documentos emitidos para a entidade selecionada.
Filtro
filtro
Campo Descrição/Actividade
Período Intervalo de datas a aplicar no filtro.
Ordenar Apresenta os documentos ordenados pela ordenação escolhida.
Documento Número do documento a filtrar.
Recibo Número do recibo a filtrar.
Saldo do filtro Saldo dos documentos apresentados tendo em conta o filtro ativo.
Filtrar Aplica o filtro.
Informação, ações e opções
Contas-Correntes clientes informação
Campo Descrição/Actividade
Saldo vencido Total dos documentos vencidos.
Saldo a vencer Total dos documentos a vencer.
Imprimir Imprime o documento.
Direto para impressora Ativa/desativa a opção de envio direto da impressão para a impressora sem pré-visualização. Nos layouts de impressão que não permitem pré-visualização a impressão é sempre direta.
Enviar por email Envia a impressão para a conta de email da entidade.
Fazer PDF Exporta a impressão para ficheiro PDF.
Anular Anula documento de conta-corrente após seleção do mesmo quando é permitido.
Ficha da entidade Abre a ficha da entidade selecionada.
Extrato Emissão de extrato completo.
Extrato de dívida Emissão de extrato apenas com documentos vencidos.
Documentos a receber Emissão de extrato dos documentos vencidos e a vencer.
Carta de aviso Emite carta de aviso personalizavel com a relação dos documentos em dívida da entidade.
Consultar cheques pré datados Obtém uma lista de cheques pré datados a partir da data indicada, para a entidade selecionada.
Documentos consulta
grelha

Na grelha são apresentados os documentos da entidade, de acordo com o filtro aplicado, mostrando as emissões e liquidações feitas no período.

É importante ter em conta que um documento e a sua liquidação podem estar em períodos diferentes e não serem apresentados no mesmo filtro, sendo necessário colocar um período mais abrangente para obter os dois tipos de lançamento de um documento nessa situação.

Campo Descrição
Ano Ano em que o documento foi emitido.
Tipo Doc. Tipo do documento.
Nº Doc. Número do documento.
Lançamento Tipo de lançamento. (1 emissão, 2 pagamento.)
Histórico Informação acerca do lançamento.
Valor Valor do lançamento.
Data Emissão Data de emissão do lançamento.
Data Vencimento Data de vencimento do documento.
Nº Pag. Número sequencial de pagamento.
Tipo Rec. Tipo de recibo.
Nº Recibo Número de recibo.
Forma Pag. Forma de pagamento. (Numerário, cheque, etc)
Banco / Caixa Destino do pagamento.
Operador Identificação do operador do lançamento.
Utilizador Identificação do utilizador que registou o lançamento.
Data / Hora Informação da data / hora do lançamento.
Computador Identificação do computador em que foi registado o lançamento.
Armazém Identificação do armazém em que foi registado o lançamento.
Nº Cheque Número do cheque.
Banco Cheque Banco do cheque.
Data Cheque Data do cheque.

 

Alterar modo de pagamento
Em baixo segue-se o processo de alteraração do modo de pagamento de um documento autoliquidado.
Conta-Corrente alterar pagamento autoliquidado
Clique com o botão direito sobre o documento e selecione "Anular pagamento".
Conta-Corrente alterar pagamento 2
Selecione "Sim" para confirmar.
Conta-Corrente alterar pagamento 3
Selecione o modo de pagamento.
Conta-Corrente alterar pagamento 4 1
Clique em "Liquidar" para finalizar o processo.

 

Anular pagamento
Em baixo segue-se o processo de anulação de um pagamento.
Conta-Corrente anular pagamento 1
Clique com o botão direito sobre o documento e selecione "Anular pagamento".
Conta-Corrente anular pagamento 2
Selecione "Sim" para confirmar.

 

Pendentes/Liquidar

Para registar um recebimento e emitir o respetivo documento de liquidação, comece por identificar o cliente e carregue no separador "Pendentes/Liquidar". São mostrados todos os documentos pendentes de pagamento.

De seguida, escolha o(s) documento(s) a processar na grelha de documentos a liquidar, marcando na coluna mais à direita, o(s) documento(s) que vai liquidar.

Pode liquidar um documento parcialmente, alterando o valor sugerido para liquidação, na coluna do valor do documento.

No caso de liquidação por cheque deve preencher o número do mesmo, banco e data.

No caso de cheques pré-datados deve colocar a entrada em caixa e preencher os dados do mesmo. Pode posteriormente consultar em "Consultar cheques pré-datados", todos os cheques pré-datados.

Depois de identificar o(s) documento(s) a liquidar, carregue em "Liquidar".

No final carregue em "Emitir Recibo" se pretender emitir o Recibo e o imprimir.

Para emitir Recibo de liquidações já feitas anteriormente, selecione o pagamento em "Consultas" usando os filtros, e carregue no botão "Imprimir".
Contas-Correntes clientes pendentes
Campo Descrição/Actividade
Ano Ano em que o documento foi emitido.
Tipo Doc. Tipo do documento
Nº Documento Número do documento
Data Emissão Date em que o documento foi emitido.
Data Vencimento Data de vencimento do documento.
Valor Pendente Valor pendente de pagamento do documento.
Liquida Marcação de seleção do documento para liquidar.
Valor a liquidar Valor a liquidar ao documento.
- -
Data Liquidação Data em que a liquidação foi efetuada.
Caixa/Banco Destino do montante da liquidação
Operador Identificação do operador da liquidação.
Descritivo/Histórico Informação acerca da liquidação.
Forma Liquidação Forma de pagamento da liquidação.
Nº do Cheque Número do cheque da liquidação.
Banco Cheeque Banco emissor do cheque.
Data Cheque Data do cheque.
Liquidar Efetua a liquidação dos documentos marcados para liquidar.
Abrir Gavetas Envia comando de abertura da gaveta.
Emitir Recibo. Emite recibo da liquidação efetuada. (Emite pagamento no caso de a entidade se um fornecedor.)
Direto para impressora Ativa / desativa a opção de envio direto da impressão para a impressora sem pré-visualização. Nos layouts de impressão que não permitem pré-visualização a impressão é sempre direta.
Enviar por email Envia a impressão para a conta de email da entidade.
Fazer PDF Exporta a impressão para ficheiro PDF.
Pendente Valor da soma de todos os pendente.
A Liquidar Valor da soma dos documentos marcados para liquidação.
Info Informação acerca da liquidação, recibo ou pagamento.
Documentos
Nesta área podem ser criados documentos específicos de conta-corrente, como regularizações ou lançamento de saldos.
Contas-Correntes clientes documentos
Campo Descrição/Actividade
Tipo de Documento a Inserir Selecção do tipo de documento.
Data de Emissão Data de emissão do documento.
Data de Vencimento Data de vencimento do documento.
Valor Valor do documento a emitir.
Forma de Liquidação Forma de liquidação do documento.
Caixa / Banco Destino da liquidação do documento.
Descritivo Informação acerca do documento ou motivo da sua emissão.
Inserir Documento Cria o documento com as opções escolhidas.
Informação Informação acerca do documento criado.
Automatismo na seleção de Entidade e Modo de Pagamento

Ao selecionar uma entidade, o modo de pagamento é automaticamente atualizado para o modo de pagamento definido na ficha dessa entidade. Não existindo configuração, é sugerido o modo de pagamento default do sistema.

O Modo de pagamento, ao ser atualizado automaticamente pela seleção da entidade ou ao ser selecionado manualmente, atualiza automaticamente com o destino "Caixa" / "Banco" definido para esse modo de pagamento, se este não for uma caixa física. Se o destino "Caixa" / "Banco" for uma caixa física, é sugerido automaticamente a caixa default do "Ponto de Venda" / "Armazém".

A caixa física default, é a caixa que selecionar manualmente para um modo de pagamento que não tenha uma conta bancária associada.