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Vendas - Documentos
É através deste ecrã que se efetuam as operações relativas a vendas.

Em todas as operações de vendas, é necessária a introdução de diferentes tipos de informação, como dados do cliente, dados de transporte, identificação dos produtos ou serviços prestados, etc.

Antes de mais, caso se trate de um fornecimento para o qual foi emitida uma guia de remessa, basta premir o botão OpçõesGuias por facturar e selecionar a respectiva guia. O documento fica preenchido com a informação da guia, bastando definir o tipo de documento a emitir para poder concluir a operação.

No caso de múltiplas guias de remessa, o processo desenrola-se automaticamente através da opção Facturação Periódica.

Para facilidade de manuseamento, o ecrã de vendas está dividido em diferentes áreas, às quais corresponde informação do mesmo tipo, conforme se descreve em seguida.
Vendas emitir documento
Identificação
Área onde é introduzida a informação global. Grande parte da informação é automaticamente introduzida com base na ficha do cliente seleccionado.
Documento
Vendas emitir documento documento
Campo Descrição/Actividade
Cliente Selecção do código/nome do cliente.
Documento Selecção do movimento que se pretende efectuar, de acordo com os tipos de documentos introduzidos em Tipos Documentos.
Número Atribuído sequencialmente pelo sistema de acordo com o documento seleccionado.
Ano Atribuído pelo sistema de acordo com a data corrente.
Data Documento Data de emissão do documento. A data sugerida é a data do sistema. Pode ser alterada.
Data Vencimento Data de vencimento do documento. É calculada a partir da condição de pagamento associada ao cliente, podendo no entanto, ser alterada.
Desconto Valor Montante do desconto global expresso em euros.
Desconto Global Desconto de cliente definido na respectiva ficha (Desconto Financeiro). O campo é preenchido automaticamente e pode ser alterado. É possível apresentar mais do que um valor de desconto global. Para tal, quando estiver na grelha de entrada, por cada valor que queira inserir, seleccionar o respectivo desconto e accionar a opção Recalcular. Verá aparecer uma nova linha com a descrição do desconto seleccionado.
Descrição Adicional IVA Seleccão de informação adicional relacionada com o IVA dos items a fornecer, de acordo com os conteúdos definidos em IVA Descrições na Factura.
Lista Preço Lista de preços associada ao cliente ou seleccionada durante a elaboração do documento. Neste ecrã, o preço é indicativo e pode ser alterado.
Assistência Técnica/Serv.Piquete Só disponível para configurações específicas. Quando seleccionado, calcula o produto que estiver indicado no parâmetro produtoAT dos parâmetros gerais.
Dados Faturação
Vendas emitir documento dados facturação
Os campos são preenchidos automaticamente com base na informação da ficha de cliente. Podem ser alterados pelo utilizador, para o documento em tratamento. É o local apropriado para a introdução de elementos dum cliente final genérico, para o qual não há necessidade de ter conta-corrente ou outro tipo de informação de gestão.
Campo Descrição/Actividade
Nome Identificação do cliente
Morada Morada de faturação do cliente.
Localidade A localidade da morada de faturação do cliente.
Código Postal O código postal da morada de faturação do cliente.
Nº Contribuinte O número de contribuinte do cliente. O número é validado na sua introdução.
Pesquisar NIF Permite a pesquisa de informação dos dados do cliente na internet pelo número de identificação fiscal.
Moradas Permite a pesquisa de moradas já usadas anteriormente.
Transporte
Vendas emitir documento transporte
Campo Descrição/Actividade
Entrega ao domicílio Disponível quando o documento é passível de ser transportado. Ao selecionar, o documento mostra as informações de peso líquido na descrição livre de cada artigo, o peso total dos artigos, mostra as informações de ADR dos artigos, e o documento é apresentado nos relatórios de vendas ao domicílio.
Viatura Seleccionar a viatura caso seja aplicável.
Motorista Identificação do motorista adstrito ao transporte da mercadoria.
Armazém Armazém em uso. Seleção de armazém.
Data e Hora Início Preenchidas automaticamente pelo sistema. Podem ser alteradas.
Origem Informação de morada do armazém ou da empresa, inserida automaticamente, pode ser alterada.
Destino Informação de morada do cliente, inserida automaticamente pelo sistema, pode ser alterada.
Guia Indicação da guia que deu origem ao documento. Só disponível após a criação efectiva do documento.
Imprime Guia Impressão da(s) guia(s) de acompanhamento do transporte.
Guia Transporte Associada Selecção do documento de transporte que o documento vai ficar associado.
Outros
Vendas emitir documento outros
Campo Descrição/Actividade
Apresentação do IVA Por omissão, o IVA é apresentado conforme parâmetro IvaApresentacao dos parâmetros gerais. Antes da impressão, pode escolher o modo de apresentação do IVA.
Retenção na Fonte Caso seja aplicável, inserir o valor da retenção na fonte (IRS), em percentagem ou em valor absoluto.
Acerto  
Moeda Moeda do documento. O euro é a moeda por omissão. A seleccão de uma moeda diferente do euro, dá origem a uma factura adicional em inglês. A alteração da moeda não converte os valores da factura.
Processo Campo opcional de aglutinação de informação, não visível no documento impresso. É especialmente usado quando se pretende identificar um conjunto de documentos, para posterior selecção e tratamento.
Representante/Agente Representante ou agente associado ao cliente.
Mensagem Cod. Campo de informação. Pode ser apresentada automaticamente se estiver configurada no tipo de documento em emissão.
Mensagem Livre Campo de informação livre.
Pagamento
Dados para pagamento imediato e emissão de recibo
Vendas emitir documento pagamento
Campo Descrição/Actividade
Modo Pagtº Informação conforme dados do cliente ou, por omissão, insere a opção numerário como modo de pagamento. Pode ser alterado.
Destino Por omissão, o valor recebido dá entrada na caixa. Alterar se o pagamento tiver outro destino.
Cheque/Banco Informação a ser inscrita no recibo.
Operador Nome do operador da venda.
Descritivo Campo de informação livre.
Gerar ref Gerar referência multibanco.
Paga Auto Seleccionar quando quizer que o pagamento fique imediatamente reflectido na conta corrente. (Ao seleccionar a opção Recibo, Paga Auto fica automaticamente seleccionado)
Recibo Emissão do recibo em simultâneo com o documento de venda.
Rec. Prov.  
Comunicação AT
Comunicação do documento de transporte à AT via Web Service.
Comunicação AT
Campo Descrição/Actividade
Número Retorno AT Número atribuido pela AT ao documento, após comunicação bem sucedida.
Mensagem AT Mensagem informativa da AT acerca do sucesso ou falha de comunicação.
Enviar Documento à AT Inicia o processo de envio do documento à AT.
Estrutura
Área onde é introduzida a informação sobre os produtos e/ou serviços alvo do documento.
Grelha de Entrada
Introdução de dados relativos aos artigos / serviços / detalhe do documento.
Vendas emitir documento grelha entrada
Campo Descrição/Actividade
Código Produto Selecção do artigo por código. Após a sua selecção, o campo Descrição do Produto é automaticamente actualizado. A criação ou actualização de produtos pode ser feita directamente através do menu de contexto.
Lote Identificação do lote associado ao produto.
Descrição do Produto Selecção do artigo pela descrição. Após a selecção o campo Código Produto é automaticamente actualizado.
Descrição Livre Campo opcional. O seu conteúdo sobrepõe-se à Descrição do Produto.
Quantidade Número de unidades a aplicar ao movimento. É atribuída a Unidade de Venda do artigo.
Preço Unitário Preço unitário de venda do artigo. Preenchido automaticamente pela aplicação, caso o artigo esteja definido na Lista de Preços associada ao documento de venda. Os preços apresentados não são alterados em função da moeda seleccionada.
% Desconto Desconto associado a cada produto seleccionado.
% Desconto Desconto adicional sobre o desconto associado a cada produto seleccionado.
Desconto Valor Montante do desconto global expresso em euros.
Desconto Global Apresenta a parcela do valor de desconto global correspondente a cada item fornecido. É possível incluir um desconto global por valor, seleccionando o respectivo código de desconto.
Os restantes campos da grelha, assinalados a cor, resultam da informação inserida durante o preenchimento do documento de venda e não são passíveis de alteração.
Vendas emitir documento grelha entrada 2
Menu de Contexto
O menu de contexto, que aparece quando se carrega no botão direito do rato, permite o acesso rápido a opções relacionadas com a função que se está a utilizar num dado momento. Estando posicionado na grelha de entrada, pode activar o respectivo menu de contexto.
Funcionalidades de Suporte
Conjunto de funções de apoio à criação de documentos de venda.
Recalcular
Funcionalidade que não tem intervenção activa na elaboração do documento de venda, mas permite, em qualquer momento da sua elaboração, ter uma perspectiva real dos valores apurados.
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Campo Descrição/Actividade
Recalcular Actualiza a informação, recalculando todos os valores.
Ilíquido Valor total relativo às mercadorias fornecidas e serviços prestados.
Desconto Valor total dos descontos atribuídos individualmente, por artigo.
D. Global Desconto global do documento. 
Líquido Valor total sem IVA.
IVA Valor total do IVA relativo ao documento.
Total Doc. Valor total do documento.
Impressão
A aplicação permite a parametrização de acções relaciondas com o modo e tipo de impressão, nomeadamente impressão automática e impressão em PDF.
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Campo Descrição/Actividade
Layout O formato da impressão é atribuído pelo sistema de acordo com o documento seleccionado. Pode ser alterado.
Nº Vias Atribuído pelo sistema de acordo com o documento seleccionado. O utilizador pode seleccionar o nº de vias mais conveniente para a acção em curso.
Imprime Direto Caixa de marcação que quando marcada envia a impressão diretamente para a impressora sem pré-visualização.
Botão Impressora Inicia o processo de impressão de acordo com as opções escolhidas.
Botão Email Inicia o processo de envio do documento via email para a conta de email do cliente.
Botão PDF Inicia o processo de exportação do documento em formato PDF.
Outras funções - Opções
Nesta área temos vários atalhos para facilitar a utilização.
Vendas emitir documento opções
Campo Descrição/Actividade
Guia p/facturar Depois de seleccionada a guia a tratar, o documento fica automaticamente preenchido com a sua informação, bastando definir o tipo de documento a emitir, para poder concluir a operação.
Empréstimo Normalmente usado para produtos com vasilhame, para manter o controlo da quantidade de embalagens vazias que não são devolvidas nem facturadas.
Gavetas Abertura automática da gaveta de dinheiro seleccionada.
Ficha do cliente Acesso directo à ficha do cliente selecionado.
Conta corrente Acesso directo à conta corrente do cliente seleccionado.
Associar documento a obra Campo de associação de documento a obra criada no sistema.
Vendas emitir documento associar documento a obra
Campo Descrição/Actividade
Cliente Informação inserida no sistema com base no documento criado anteriormente.
Documento Informação inserida no sistema, número de documento e ano.
Obra Selecção do número de obra a associar.
Outras funções - Opções
A aplicação permite a pré-visualização de informações relacionadas com o cliente.
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Campo Descrição/Actividade
Cartão de cliente Informação fornecida apartir da ficha de cliente caso exista cartão de pontos associado ao cliente.
Ver Pontos Selecionando a opção, informação será fornecida no rodapé do quadro de emissão de documentos de venda.
Saldo devedor Informação do saldo em divída do cliente e limite de crédito, informação será fornecida no rodapé do quadro de emissão de documentos de venda
Filtros
Os filtros disponíveis neste ecrã estão relacionados com a informação dos clientes, produtos e códigos postais.
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Informação detalhada sobre a utilização destes filtros pode ser encontrada na ajuda relativa ao ecrã principal.
Barra Opções

Neste local é possível aceder a todas as operações disponíveis, tais como:

Vendas emitir documento barra opções
Campo Descrição/Actividade
Filtrar Permite efetuar uma pesquisa aos documentos existentes. Para mais detalhes ver Botões de Comando.
Novo Permite efetuar a criação de um documento novo.
Duplicar Permite a duplicação de um documento.
Alterar No âmbito da certificação dos programas informáticos de faturação, deixou de ser permitido alterar dados com relevância fiscal nos documentos de venda após a emissão e impressão (mesmo que seja devido a enganos na sua criação). Apenas é permitida a alteração de dados sem relevância fiscal.
Anular No âmbito da certificação dos programas informáticos de faturação, o sistema permite apenas a eliminação do ultimo documento emitido caso não tenha sido comunicado a autoridade tributária. Os restantes registos apenas poderão ser eliminados com documento contrário, tais como no caso das vendas documento Estorno/Nota de Crédito.